Sessão "Gerir a Ansiedade, Potenciar o Desempenho"

sga1

Na passada 6ª feira, dia 29 de abril, 25 alunos das turmas 8º1, 9º4 e 9º6 estiveram presentes na sessão “Conversas sobre Gerir a Ansiedade, Potenciar o Desempenho”, com o dr. Paulo Nóvoa (psicólogo), dinamizada pelo Clube Bibliotecas Humanas.

Com muito interesse e participação ativa, os alunos puderam trocar ideias sobre como lidar com as dúvidas, as ansiedades e medos perante o estudo e os momentos de avaliação, percebendo como os processos cognitivos funcionam melhor, de forma a potenciar a compreensão/interpretação, o raciocínio lógico e a memorização, sobretudo percebendo como funcionam sinapses dos nossos neurónios. Também puderam perceber diferentes métodos de estudo adequados a diferentes disciplinas – identificando alguns dos seus erros -, como gerir expectativas e desafios de futuro.

A sessão começou por um confronto de ideias sobre os diferentes comportamentos e expectativas masculinos e femininos, passando por uma abordagem às relações de amizade e de companheirismo em ambiente escolar, bem como nos processos de ajuda em situações de stresse e de ansiedade.

Foram duas horas muito descontraídas, salutares e de muito interesse para o percurso escolar e pessoal destes alunos!

sga2