
Entre 19 e 21 de outubro de 2025, o Diretor Paulo Antunes representou o AE Maximinos no seminário europeu “Skills for Democracy: Participation and Civic Engagement in VET”, em Viena. O programa incluiu momentos de inspiração, oficinas práticas e espaços de networking dedicados ao desenho de novas parcerias Erasmus+.
No dia 21 de outubro, o Diretor Paulo Antunes apresentou a comunicação “From Voice to Impact: Building Democratic Culture in VET at AE Maximinos (PT)”, onde foram destacados:
- Práticas que dão voz aos alunos e promovem a deliberação e a responsabilidade;
- O papel dos docentes como facilitadores de participação e dos parceiros como co-educadores;
- A utilização do Erasmus+ como motor de competências cívicas, articulado com os ciclos de qualidade (EQAVET);
- O convite à cooperação em futuras candidaturas KA121/KA122/KA210 para escalar microprojetos verdes/digitais, ampliar mobilidades de dupla via e co-desenhar a voz dos estudantes/alumni nos processos de qualidade.
O seminário integrou ainda atividades imersivas como as “Democracy Walks” pela cidade, uma visita guiada ao Parlamento austríaco e oficinas temáticas com instituições locais, reforçando a ponte entre escola, cidadania e património democrático europeu.
Esta participação reforça a missão do AE Maximinos de combater o estigma do insucesso, valorizar o conhecimento e formar cidadãos conscientes, preparados para defender os seus direitos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

