No passado dia 30 de janeiro de 2025, docentes de educação especial e alunos do Agrupamento de Escolas de Maximinos, com mais de 15 anos que beneficiam de Medidas Adicionais, participaram numa visita de estudo ao Centro de Reabilitação e Formação Profissional da CERCIGUI. Esta visita integrou-se no projeto Erasmus+ "Occupational Health and Safety Practices of Disadvantaged Students in Vocational Education and Working Environments" e teve como principal objetivo potenciar a inserção socioprofissional dos alunos.
A CERCIGUI é uma entidade formadora certificada pela DGERT, reconhecida pelo seu compromisso com a qualificação e integração socioprofissional de pessoas com deficiência ou incapacidade. Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto as dinâmicas do Centro, desde o processo de encaminhamento, avaliação e orientação vocacional até à formação prática em contexto de trabalho, desenvolvida em colaboração com diversas entidades e empresas
A formação na CERCIGUI inclui componentes tecnológicas, de integração e de base, proporcionando aos alunos um contacto direto com diferentes áreas profissionais. Os cursos atualmente disponíveis incluem:
- Carpintaria de Limpos;
- Serralharia Civil;
- Assistência Operacional em Serviços Gerais;
- Cozinha;
- Pastelaria e Panificação;
- Costura em Trabalho de Série;
- Assistência Administrativa;
- Operação de Informática;
- Operação de Serigrafia-Estamparia.
Os alunos, organizados em grupos de dois, tiveram a oportunidade de explorar diferentes oficinas, interagir nas turmas com formadores e formandos e ainda vivenciar de forma prática as profissões. A experiência foi extremamente enriquecedora, despertando interesse e entusiasmo nos participantes, que manifestaram desejo de regressar para explorar outras áreas ainda não experimentadas nesta primeira visita.
Com parcerias estabelecidas com diversas entidades, a CERCIGUI promove sinergias essenciais para a melhoria dos serviços prestados, consolidando-se como uma referência na formação profissional e na inclusão social.
Esta visita revelou-se um momento significativo para os alunos, reforçando as suas expectativas e perspetivas de um futuro mais inclusivo e acessível no mercado de trabalho. Estão previstas novas visitas, permitindo que alguns destes alunos regressem para explorar outras oficinas e que outros alunos, que não participaram nesta primeira experiência, tenham também a oportunidade de conhecer este Centro e as suas formações.



