Escola de Referência no Domínio da Visão - 1º Ciclo

 


Quando me deparei com a Leonor que é uma amiga cega, da escola, no início, a Leonor era um bocadinho estranha para mim, porque ela nunca abria os olhos.

E também ela tinha muitas remelas nos olhos, eu pensava que era uma doença, mas na verdade ela era muito esperta e tem uma memória de um elefante. 

Comecei a ser amigo dela e gostei muito.

David


Posso afirmar que quando vi a Leonor pela primeira vez na minha vida, considerei-a como outra amiga qualquer. Não olhei para a sua cegueira como uma diferença/deficiência.

Para mim a cegueira já fazia parte das minhas amizades, por causa do meu amigo Júlio. Este amigo convive, brinca, toca trompete e até joga futebol. Eu nunca o diferenciei dos outros amigos.

A Leonor consegue fazer tudo o que sonhar, como todas as crianças.

Alex


Quando me deparei com a Leonor  senti-me estranho porque  nunca tinha estado com uma pessoa cega/invisual e não sabia da sua existência.

Eu também não sabia que as pessoas invisuais usavam bengala e que tinham os sentidos tão apurados.

Mas estas pessoas apenas têm uma limitação, que não as torna diferentes das outras pessoas, apenas as torna especiais.

Gonçalo

 


No 2º ano quando eu cheguei na escola e vi a Leonor eu fiquei intimidada, porque nunca  tinha convivido com uma pessoa com limitações visuais, também não estava preparada para lidar com uma pessoa cega a estudar comigo. Mas depois, passei a conhecê-la melhor, passei a brincar com ela muitas vezes e me deparei com uma menina forte guerreira que sabe se defender sozinha e que muitas vezes faz as coisas melhor que eu possa fazer

Lara


Quando a minha colega cega entrou na sala de aula eu não sabia como brincar com ela falar, comunicar e mostrar alguma coisa. Naquela altura eu pensava como ela pode brincar às casadinhas, escondidinhas… estava desesperado e nunca ia brincar a essas brincadeiras. Mas eu perguntei-lhe se queria brincar comigo e ela disse sim. Eu fiquei muito nervoso e depois disse assim: - Queres brincar às casadinhas? 

E ela respondeu: 

- Como se joga? 

Eu fiquei muito feliz por ter uma amiga cega que apesar de não ver, é muito generosa, paciente… Agora percebo porque é que algumas pessoas são especiais. Todos nós somos, como somos e somos sempre especiais. Todos nós somos diferentes. 

Machado

...Quando cheguei ao meu primeiro dia de aulas fiquei muito admirada, eu nem queria acreditar que tinha uma menina cega na minha turma. Por momentos pensei que ela estava apenas de olhos fechados, mas depois ela nunca mais abria os olhos e foi aí que eu pensei:
-Tenho uma menina cega na minha turma? Como vou conseguir brincar com ela?

Mas a professora explicou-nos que tínhamos uma menina especial na nossa turma, e foi aí que eu percebi: 

-Tenho mesmo uma menina especial.
Eu fiquei preocupada porque não sabia como brincar com ela. Que conversas vou ter com ela?

Quando eu me acalmei, fui falar com ela, e foi muito divertida na nossa conversa, houve de tudo, risos, brincadeira etc.
Eu percebi que apesar de ter cegueira ela era igual a todos nós. 

Somos todos iguais apesar das nossas diferenças.

Bárbara

Imprimir