Gabinete "i-alunos"

 

Estrutura multidisciplinar de apoio ao aluno

 

i-alunos

Enquadramento:

Materializando o previsto no Regulamento Interno, o “i – alunos” funciona na EsMax como um espaço onde os alunos obtêm apoio no âmbito da educação para a saúde, para a cidadania, da integração escolar e da promoção da disciplina.

Finalidades:

  • Promover o desenvolvimento, nas vertentes biológica, psicológica e social, durante o percurso escolar do aluno, objetivando o sucesso educativo.
  • Promover, na comunidade educativa, a adoção de comportamentos de saúde informados, conscientes, responsáveis e autónomos.

São objetivos do Gabinete:

  • Responder às problemáticas relacionadas com a educação para a saúde.
  • Promover a educação para a cidadania, autonomia, solidariedade, sentido da responsabilidade e capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Favorecer a integração escolar dos alunos, no processo de transição de ciclo/contexto e durante o percurso escolar.
  • Prevenir a indisciplina e responder às situações de aplicação de medidas disciplinares, especialmente a Ordem de Saída da Sala de Aula (OSSA).
  • Cooperar com os alunos e as famílias com dificuldades “específicas” na resolução dos problemas escolares.

A equipa

O “i – alunos”será constituído pelos seguintes elementos:

  • Coordenador do “i – alunos”
  • Coordenador do PES
  • Equipa de docentes nomeados pela Direção
  • Elementos das parcerias (em função das iniciativas/ações)

Funcionamento

O “i – alunos”irá funcionar em sala específica de acordo com horário afixado à entrada e oportunamente divulgado a toda a comunidade educativa.

Destinatários

O “i – alunos”está aberto a todos os alunos que o procurem por iniciativa própria ou que sejam encaminhados pelos professores, diretores de turma e órgãos do Agrupamento.

Metodologia e ações a desenvolver

  1. Programa Motivar para o sucesso (PMS)

O “i – alunos” colabora com a Equipa Multidisciplinar, através da construção de atividades, coordenação e implementação das ações previstas no Programa.

  1. Programa de Educação para a Saúde (PES)

O PES implementa atividades em articulação com o gabinete.

  1. Programa de voluntariado

O VoluntasMaxi (grupo de voluntariado da EsMax) desenvolve campanhas de sensibilização e implementação de ações voluntárias, articuladas no “i – alunos”. Será dada continuidade ao projeto desenvolvido no âmbito do Young VolunTeam.

  1. Apoio a alunos em situação de indisciplina

Para todas as situações, exceto OSSA:

    • Receção do caso;
    • Diagnóstico da situação;
    • Resposta: encaminhamento ou intervenção.

Para situações OSSA:

    • Receção do caso;
    • Consulta da base de dados;
    • Entrevista ao aluno;
    • Registo da informação relevante na base de dados;
    • Realização de uma atividade (prescrita pelo professor ou a prescrever pelo Gabinete);
    • Feedback ao Diretor de Turma.

Tendo em atençãoos recursos humanos disponibilizados para o Gabinete, poderão ser desenvolvidas atividades diretamente com as turmas.

 

Parceiros

 Na Escola

 Na Comunidade

 Recursos Humanos

 Outros recursos 

 Coordenador do “i – alunos”

 Coordenador do PES

 Equipa GMOE

 Professores de acompanhamento

 Coordenação dos Dir. de Turma

 Diretores de Turma

 Professor da Ed. Especial

 Assistentes operacionais

 Associação de estudantes

 Direção

 Sala do “i – alunos”

 Biblioteca

 Sala de estudo

 Projetos de Desenvolvimento Educativo

 Equipa da UCC

 Juntas de freguesia

 Câmara Municipal de Braga

 PSP – Escola Segura

 Universidade do Minho

 CPCJ

 IPJ

 Segurança social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação

Com base nas atividades desenvolvidas, nas metodologias utilizadas e nos resultados obtidos, a coordenadora do “i – alunos”elaborará um relatório trimestral que refletirá o trabalho desenvolvido.

No final do ano letivo, realizar-se-á uma avaliação global que permitirá introduzir eventuais reformulações, com o objetivo de otimizar a concretização deste projeto.

Estes relatórios deverão ser analisados pelo Diretor do AE Maximinos.


Imprimir