No passado dia 8 de fevereiro, 3 membros da Equipa Técnica (Assistente Social, Rita Prata, Educadora Social, Diana Silva, Psicóloga, Sónia Dias) do Gabinete de Receção, Integração e Acolhimento aos alunos migrantes do nosso Agrupamento (GRIA), estiveram no I Encontro Regional da Rede de Escolas para a Educação Intercultural, que se realizou em Coimbra.
A nossa escola faz agora parte de um novo ciclo do programa REEI (de 2023 a 2027), uma cooperação entre a Direção-Geral de Educação, o Alto Comissariado para as Migrações (cujas competências transitaram para a Agência de Integração, Migrações e Asilo) e a Fundação Aga Khan. Com a REEI pretende-se “promover o acolhimento, a integração e o sucesso educativo de todas as crianças e jovens da educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como desenvolver o respeito pelas diferenças e o estabelecimento de relações positivas de interação e aproximação entre alunos/as e outros membros da comunidade educativa de diferentes culturas”. (REEI, 2023)
No âmbito do projeto "My coding bag without a computer", os representantes portugueses deslocaram-se a Patras, na Grécia, para mais um meeting do projeto.
Neste encontro os parceiros envolvidos partilharam o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.
O Agrupamento de Maximinos apresentou nove jogos que visavam desenvolver, em crianças entre os 3 e os 6 anos, competências ao nível da codificação.
Todas as crianças dos jardins de infância do Agrupamento participam na dinamização das atividades explorando os jogos desenvolvidos no projeto e com estes expandindo as suas capacidades de resolução de problemas. Para além desta promovem igualmente o domínio de conceitos básicos de programação, habilidades e domínios emocionais e sociais.
Os jogos criados intitulam-se: "o gato e o rato", "o robot falante", "círculos de natureza", "qual é a regra?", "fontella", "frutos secos", "molas", "ratos dançarinos" e "emoções". Para além de se revelarem do agrado das crianças desenvolvem, ainda, a criatividade e competências socioemocionais tão fundamentais para o desenvolvimento intelectual de crianças desta idade.
Para as educadoras estes jogos revelaram-se potenciadores de ambientes de aprendizagem facilitadores do desenvolvimento integral da criança, preparando-a para o futuro nos diferentes domínios. Em suma todo este trabalho se demonstrou uma mais valia no desenvolvimento das competências anteriormente mencionadas para além de um excelente agregador de diferentes culturas e necessidades.
No dia 8 de fevereiro realizou-se uma sessão/workshop de robótica com a turma 11º4, nas aulas de Programação e Sistemas de Informação e Redes de computadores, sob coordenação do professor Sandro Rodrigues.
Os alunos tiveram oportunidade de trabalhar com Arduínos e vários componentes eletrónicos, construindo (soldando e programando) alguns painéis de leds alusivos ao dia de S. Valentim.
Ver Fotos aqui.
No passado dia 24 de janeiro, deslocaram-se, a convite do município de Arouca, 5 alunos: Pedro Soares, Rui Machado, Vera Baptista, Júlio Coelho e João Cavalcanti, e 3 professoras: Isabel Mourão, Eduarda Cadeco e Suzel Bilber, todos provenientes da Escola Secundária de Maximinos. O objetivo desta visita foi a participação na quarta edição do Arouca Rafting Summit, evento organizado pela Câmara Municipal de Arouca, a Federação Portuguesa de Canoagem e diversas empresas de Rafting do concelho de Arouca.
Um dos temas abordados neste evento, que irá decorrer do dia 24 ao dia 28 de janeiro, foi o rafting como desporto inclusivo, sob o mote “Rafting para todos”, este ano mais direcionado para pessoas com deficiência visual. A atividade consistiu na descida do rio Paiva, uma descida de sensivelmente 7 km de extensão e aproximadamente 90 minutos de duração.
Antes de serem encaminhados para a atividade de rafting, a comitiva que veio de Braga foi recebida na Câmara Municipal de Arouca pela presidente Margarida Belém, que também participou na atividade, e pelo seu executivo. Este evento contou com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, e também com a presença de órgãos de comunicação social.
Durante a tarde de 29 de janeiro, o Clube Ciência Viva STEAM on! desenvolveu mais um workshop, desta vez com os alunos do 12.º ano do curso de GPSI. Nesta atividade, os alunos desenvolveram modelos tridimensionais de motivos alusivos ao Dia de S. Valentim, para impressão em 3D.
Veja o vídeo aqui.
STEAM on!
Em 1945, os campos de concentração nazis foram revelados, em todo o seu horror, e pensou-se “nunca mais”.
A história, do século XX, encarregou-se de dizer: infelizmente, o horror repetiu-se… nos Gulags, nos antigos países da Cortina de ferro, no Camboja, com os “Khmer vermelhos”, em muitos países do continente africano, na América e na Europa, como aconteceu no conflito conhecido como Guerra do Kosovo, em1998.
Quando em 2005, a ONU lançou a Resolução 60/7, Resolução das Nações Unidas, pretendia-se relembrar, para não se esquecer; recordar para não repetir.
A história contemporânea parece dizer-nos: os horrores não acabam na Síria, no Afeganistão, na Ucrânia, na Palestina e em tantos outros locais, no mundo…
CeD
O Dia da lembrança, 27 de janeiro, a libertação de Auschwitz-Birkenau
Perseguições e opressão no século 21