Aula Inaugural do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho

I2

Na tarde de sexta-feira, 7 de outubro, pelas 15h00, realizou-se a Aula Inaugural do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho, no Auditório Nobre do Campus de Azurém, em Guimarães.

As turmas dos 11.º e 12.º anos do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Maximinos marcaram presença nesta primeira aula que assinala o início das atividades letivas para os estudantes universitários.

A sessão de abertura contou com a participação de Pedro Arezes (Presidente da Escola de Engenharia da UMinho), Gustavo Dias (Diretor dos Ciclos de Estudo em Engenharia Aeroespacial da UMinho), Ricardo Conde (Presidente da Agência Espacial Portuguesa - PTSpace), Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães), Rui Vieira de Castro (Reitor da UMinho) e, através de uma mensagem gravada, Elvira Fortunato (Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

O Professor Doutor Manuel Heitor, proferiu a palestra sobre o tema “O Espaço e nós: pensar e construir o futuro”, onde afirmou que a “geração James Webb” (alunos universitários) possui muitos desafios lançados pela “geração Apollo”.

Nesta aula inaugural, o Professor Doutor Manuel Heitor, antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e atualmente professor catedrático do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, com colaborações com várias universidades europeias e americanas,  evidencia a importância desta área para resolver os problemas que a humanidade, atualmente, enfrenta. Deixou várias mensagens que, sem dúvida, interpelam e motivam:

Aprendam a aprender, sendo ambiciosos e inovadores. Mudem o mundo, fazendo uso dos vossos conhecimentos, mas garantindo que todas as outras pessoas também são ambiciosas e inovadoras.

Aprendam a aprender, sendo responsáveis, ecologicamente ativos e inclusivos. Entendam os comportamentos coletivos emergentes e a nossa responsabilidade comum em garantir a vida das gerações futuras numa era que cada vez mais se baseia em redes digitais descentralizadas e inovações crescentemente suportadas por inteligência artificial.

Aprendam a aprender, sendo humanos e solidários. Quem quer que seja, onde quer que viva, tem o direito de fazer as suas próprias escolhas sem medo, violência ou discriminação.

Foi, sem dúvida, uma mais valia para todos os que participaram!
As alunas Luana Maia e Sara Barbosa
As professoras Ana Alves e Ana Rita Pereira

IMG 20221007

Imprimir